Informação Geral
Direção
Diretora: Maria Filomena Brazão Carvalho de Pina
Enfermeiro-Chefe
João Carita
Técnico-Coordenador
Maria Isabel Diegues
Administrador Hospitalar
Cátia Alexandra Soares GasparContactos
Telefone Geral: 217 805 000
Serviço de Radioterapia: 217 805 312
Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta-Feira, 8:00 – 21:00
Localização
O Serviço localiza-se em área autónoma do hospital, no Piso 1. A entrada é efetuada a partir do exterior, nas imediações da Urgência de Pediatria.
Mapa
O serviço é acessível por transporte público, através da estação de metropolitano “Cidade Universitária” (Linha Amarela), ou da paragem “Hospital de Santa Maria” das carreiras Carris 701, 732, 735, 738, 755, 764, 768, bem como 3702 da Carris Metropolitana.
Direitos e deveres do doente
Consulte aqui a carta dos direitos e deveres do doente.
Quem Somos
De forma a oferecer os melhores cuidados de saúde aos nossos utentes, o serviço de Radioterapia conta com uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais de diversas áreas científicas, que trabalham em conjunto para corresponder às várias dimensões do tratamento oncológico. Para tal, contamos com a colaboração de profissionais de outros serviços, como assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.
Conselho de Gestão do Serviço de Radioterapia
Direção do Serviço
Maria Filomena Brazão Carvalho de Pina
Administrador Hospitalar / Coordenação de Assistentes Técnicos
Susana Martins
Física Médica - Coordenação Braquiterapia
Esmeralda Poli
Física Médica - Coordenação Radioterapia Externa
Pedro Reis
Coordenação Técnica
Isabel Diegues
Coordenação de Enfermagem e Assistentes Operacionais
João Paulo Carita
A atividade clínica da equipa médica do Serviço de Radioterapia encontra-se organizada por grupos de patologia, de acordo com a respetiva área de diferenciação. Abaixo, encontra-se a distribuição por grupos de patologia.
Tumores da Cabeça e Pescoço
Tumores Cutâneos
Tumores Digestivos
Tumores Ginecológicos
Patologia Hematológica
Tumores Mamários
Tumores Ósseos Tecidos Moles
Tumores Pulmonares
Tumores do Sistema Nervoso Central
Tumores do Sistema Nervoso Central
Por sua vez, a prestação de cuidados encontra-se organizada em três áreas de atuação:
Radioterapia Externa
Braquiterapia
Hospital de Dia
O Que Fazemos
Atividade Clínica
O Serviço oferece tratamentos de radioterapia em todas as áreas da patologia oncológica de adultos (ver [Quem somos?]). Para tal, os médicos do serviço participam em reuniões multidisciplinares com a Oncologia Médica, especialidades médico-cirúrgicas e de diagnóstico e terapêutica. O serviço efetua, ainda, o tratamento com radiação ionizante de algumas patologias benignas.
Além da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, fazem parte da área de referenciação do Serviço as seguintes unidades: ULS Amadora / Sintra, ULS Loures – Odivelas e ULS Oeste.
Atividade Formativa
O Serviço contribui para a formação pré e pós-graduada de diversos profissionais da área da saúde.
É um serviço com idoneidade formativa total para a especialidade de Radioncologia, contando em 2024 com 5 internos da especialidade. Possibilita, também, a realização de estágios a internos de outras especialidades, como a Oncologia Médica.
O Serviço participa na formação pré-graduada da licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, possibilitando a realização de estágios curriculares: Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa), Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra (Instituto Politécnico de Coimbra), Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
O Serviço contribui para a realização de estágios curriculares da licenciatura em Enfermagem do Instituto de Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
O Serviço colabora na formação pós-graduada na área da Física Médica.
Por outro lado, vários profissionais do serviço colaboram, enquanto docentes, com várias instituições da região de Lisboa (Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa).
Atividade de Investigação
O Serviço contribui para o desenvolvimento do conhecimento científico nas áreas da Radioncologia, Radiobiologia e Física Médica:
- 1. Sendo parte ativa em ensaios clínicos multicêntricos, estando envolvido, em 2023, em 9 ensaios clínicos. Esta participação é uma garantia de que o Serviço cumpre as melhores práticas, e é avaliado periodicamente por entidades externas independentes.
- 2. Através da colaboração com o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).
O que é a Radioterapia
A Radioncologia é a especialidade médica dedicada ao tratamento de doenças malignas e algumas doenças benignas, através de radiação ionizante (radioterapia); este tipo de radiação eletromagnética é utilizada para eliminar ou controlar células tumorais.
Os tratamentos de Radioterapia poderão ter finalidade curativa ou paliativa (alívio dos sintomas relacionados com a doença). Podem ser utilizados de forma isolada, de forma única e definitiva, bem como, no contexto pré-operatório ou pós-operatório. Os tratamentos podem ser associados a outras terapêuticas, como a quimioterapia, com intuito de potenciar o efeito de sensibilidade à radiação.
A decisão da modalidade de tratamento dependerá de vários fatores relacionados com o doente e com a doença.
Existem sumariamente duas modalidades de radioterapia:
- Radioterapia Externa: a radiação ionizante é emitida a partir de uma localização externa ao doente. Vários tipos de equipamentos emissores de radiação existem para este tipo de radioterapia sendo os aceleradores lineares os mais utilizados.
- Braquiterapia: a radiação ionizante é emitida por fontes radioativas seladas colocadas no interior ou na proximidade imediata do tumor, através de aplicadores ou implantes.
Efeitos secundários e Radioterapia
Os efeitos secundários dos tratamentos de radioterapia dependem da região de tratamento. Antes dos tratamentos, no âmbito da consulta médica e de enfermagem, são explicados os efeitos secundários mais comuns, bem como as medidas para os prevenir ou tratar.
Cuidados a ter durante tratamento
Os cuidados a ter durante o tratamento estão também relacionados com a região anatómica a tratar.
Existem, no entanto, cuidados gerais comuns a todos os tratamentos, que são fundamentais para o sucesso dos mesmos.
- Hidratação oral
- Cuidados da pele da região de tratamento: higiene e hidratação cutânea
- Evitar a exposição solar
- Evitar consumo de tabaco
Tecnologia Disponível & Inovação
Equipamentos do Serviço de Radioterapia
O serviço de Radioterapia da ULSSM está dotado de equipamentos para simulação, planeamento, controlo de qualidade e tratamento, que lhe permite realizar, de forma segura e eficaz, tratamentos de radioterapia externa com feixe de fotões e eletrões e de braquiterapia de alta taxa de dose (HDR).
Radioterapia externa
Na área da radioterapia externa, o Serviço possui atualmente equipamentos e tecnologias recentes, por forma a proporcionar as melhores e mais atuais opções terapêuticas. Destaca-se neste âmbito, a ampliação do Serviço efetuada em 2019, na qual foi construída uma nova ala, com dois novos bunkers para aceleradores lineares e um novo bunker para tomografia computorizada de planeamento.
No âmbito desta ampliação, o serviço de Radioterapia efetuou também reestruturações e modernizações importantes ao nível dos sistemas informáticos, do equipamento de controlo de qualidade e dosimetria, dos sistemas de imobilização e posicionamento, e foram também adquiridos sistemas modernos de controlo de superfície e de gating.
Um dos aceleradores lineares instalados é um equipamento de última geração, com feixes FFF, mesa robótica, cones estereotáxicos, sistemas de monitorização de superfície e gating que o habilitam para a realização de técnicas de alta precisão como tratamentos de radiocirurgia (SRS).
No cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade e recomendações internacionais, o Serviço oferece outras técnicas de tratamento de vanguarda., destacando-se em seguida alguns aspetos, que tem marcado a evolução do Serviço:
- Implementação em 2021, de tratamentos de SRS (Stereotatic RadioSurgery / radiocirurgia) / HFSRT (Stereotatic hypofractionated Radiotherapy / radioterapia estereotáxica hipofracionada)
- Aumento do número, tipo e otimização de tratamentos de SBRT (Stereotatic Body Radiation Therapy / radioterapia estereotáxica corporal)
- Aumento significativo do número de tratamentos de IMRT (Intensity Modulated Radiation Therapy / radioterapia de intensidade modulada)
- Melhoria dos programas de IGRT (Image-Guided Radiation Therapy / radioterapia por imagem guiada)
- Tratamento de tumores da mama com VMAT (Volumetric Modulated Arc Therapy / arcoterapia volumétrica modulada) e com DIBH (Deep Inspiration Breath Hold / inspiração contida voluntária)
- Tratamentos com SGRT (Surface-guided Radiation Therapy)
- Aumento dos tratamentos em regime hipofracionado ou com boost integrado.
- do útero
- da próstata; da mama; de brônquios; de pálpebra, lábio e lingua; da pele (doenças malignas e algumas benignas);
Braquiterapia
O Serviço realiza várias técnicas de tratamento braquiterapia de alta taxa de dose (HDR) como: intersticial, intracavitária, de contacto e endoluminal. Os tipos de tratamento mais comuns são os localizados nas regiões:
A maioria dos tratamentos de braquiterapia de alta taxa de dose são realizados em ambulatório, ou seja, não necessitam de internamento. As técnicas de tratamento utilizadas incluem planificação tridimensional dos volumes alvos e quadridimensional com os equipamentos de imagem disponíveis. Equipamento de tratamento microSelectrão de alta taxa de dose.