a) Introdução
O Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte de Lisboa, integra esta Instituição de que temos orgulho, com aproximadamente meio século de história que em muitos pontos se confunde com o próprio trajecto da Especialidade de Estomatologia em Portugal.
Temos procurado merecer o prestígio nos campos assistencial (de prestação de cuidados diferenciados de Saúde Oral), de ensino e de investigação na área, que nos têm vindo a ser reconhecidos.
b) História
A designação de Estomatologia apareceu pela primeira vez ‘Traité de Stomatologie’ da autoria do Dr. Andrieu, médico Francês, em 1868. Foi um neologismo feliz que pretendia abranger um conhecimento médico mais alargado, que não apenas a Odontologia.
A herança histórica do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria remonta, na nossa perspectiva, à Consulta de Estomatologia do Hospital Escolar de Santa Marta, criada em 1910 pelo seu primeiro diretor, Dr. Tiago Marques.
Por esta Consulta passaram quase todos os pioneiros da Estomatologia em Portugal como: Brito Ferreira, Ferreira da Costa, Mendes Bragança, César Batalha, Aristides de Barros, Júlio Gonçalves, Reis Mata, Pinheiro Valdez, António Gamito, Nunes Bonfim, António Paúl e Marques Manaças, entre muitos outros.
A 25 de Maio de 1911 é criada a Especialidade de Estomatologia em Portugal: “A Especialidade Médico-Cirúrgica que trata de todas as doenças da boca e dos órgãos não só nela contidos, como dos que lhe são adjacentes, permitindo assim ao clínico ligar as relações das doenças desta região com as do restante organismo e inversamente as do restante organismo com as desta região.” Reconhece-se universalmente que a Odontologia não pode subsistir como ciência autónoma da Medicina e é portanto um capítulo da Estomatologia.
E assim chegou-se a 1953, ano da inauguração simbólica oficial do Hospital Escolar de Santa Maria.
A 31 de Dezembro de 1954, tiveram início as actividades escolares e assistenciais que incluíam o Serviço de Estomatologia, cujo primeiro Director foi o Dr. José Fernandes Cruz.
Era na época um Serviço modelar, dirigido por um homem dinâmico e de elevada craveira científica, o qual fez a sua formação médica pós-graduada em Berlim e Hamburgo, após a 2ª Guerra Mundial, onde trabalhou com o Professor Schuchard (Cirurgião Maxilo-Facial de renome Mundial na época) e que chegou a visitar o nosso Serviço.
Assume então a Direcção interina do Serviço a sua mais directa colaboradora, a Dra. Ana Júlia Barros Marinhas, que procurou manter o elevado nível técnico-científico que o Serviço tinha atingido, promovendo para além da actividade assistencial, a formação de Especialistas de Estomatologia e atraindo ao Serviço em reuniões e cursos que organizava, Estomatologistas de todo o país, ávidos de conhecimentos de ponta nesta área de Especialidade.
Com a Dra. Ana Júlia Barros Marinhas, como anteriormente já com o Dr. Fernandes Cruz, trabalha o Dr. José Conde, insigne cirurgião que se vem a dedicar à Cirurgia Oral.
Em 1958, o Serviço de Estomatologia passa a ser designado por Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial, sendo responsável pela Estomatologia a Dra. Júlia Barros Marinhas e pela Cirurgia Oral o Dr. José Conde.
Em 1963, foi realizado o concurso de provimento de um lugar de Director do Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial do Hospital de Santa Maria, tendo sido provido por unanimidade e distinção o candidato Dr. António Maria Baptista Fernandes, estomatologista de formação, cirurgião brilhante e mais tarde Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa.
O Dr. Baptista Fernandes iria marcar uma nova época nas duas décadas seguintes em que dirigiu o Serviço. Com o 25 de Abril de 1974, iniciou-se o processo de democratização do ensino em Portugal e no período entre 1976 e 1981 deu-se a saída de um grande número de Especialistas de Estomatologia do Quadro do Serviço, para a criação da Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa.
Este facto originou a renovação do referido Quadro Médico, que passou a integrar jovens Especialistas que vieram dar um novo rumo e ânimo ao Serviço, dotando-o da dinâmica necessária a uma projecção Nacional.
A ligação do Serviço à Faculdade de Medicina de Lisboa estreitou-se neste período, com a prestação de provas de doutoramento e agregação do Professor Doutor António Maria Baptista Fernandes, em 16 de Abril de 1983.
Em 1987, organizou o Serviço entre outros eventos, e sob a presidência do Professor Doutor Baptista Fernandes, as primeiras Jornadas Hospitalares de Estomatologia, onde foi realçada a importância do Ensino da Estomatologia nas Faculdades de Medicina.
Após a jubilação do Professor Doutor Baptista Fernandes, em 1988, seguiu-se-lhe na Direcção do Serviço a Profª. Doutora Maria Júlia Amaral, tendo havido uma evolução na continuidade e na parceria com o Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Maxilo-Facial e Estomatologia. Com a vacatura do lugar de Chefe de Serviço de Estomatologia, é aberto Concurso de Provimento, tendo vindo a concorrer e ocupado o 1º lugar do mesmo, o licenciado Dr. Pedro Albuquerque de Sá e Melo, oriundo dos Hospitais Civis de Lisboa.
Tomando posse do lugar de Chefe de Serviço de Estomatologia em Outubro de 1990 é-lhe conferida a orientação e coordenação da Estomatologia que fazia parte integrante do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Maxilo-Facial e Estomatologia.
Em 1993, após ter assumido a Direcção do Serviço o Prof. Doutor Acácio Cordeiro Ferreira e graças à sua imprescindível colaboração e à visão abrangente que possui da Especialidade irmã da Estomatologia e com o acordo e proposta apresentada ao Ministério da Saúde, pelo Conselho de Administração do H.S.M., presidido pelo Prof. Doutor Miguel Carneiro de Moura, em 6 de Abril de 1996, é concretizada a separação da Estomatologia do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Maxilo-Facial e Estomatologia, com a recriação do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria de Lisboa por despacho da Sra. Ministra da Saúde, retomando-se finalmente a situação original de 1954, aquando da inauguração do H.S.M.
No dia 2 de Maio de 1996 é nomeado um novo Director do Serviço de Estomatologia, o Dr. Pedro Albuquerque de Sá e Melo, por despacho e deliberação do Conselho de Administração do H.S.M.
Ao Dr. Sá e Melo, homem empreendedor, determinado e metódico, que já detinha a Coordenação do Serviço de Estomatologia desde 1990, devem-se a sectorização do Serviço em áreas de sub-especialização: exodontia, dentisteria, endodontia, cirurgia oral, prostodontia, odontopediatria, ortodontia, ortopedia-dento-facial e alto-risco. Além disso assistiu-se à criação duma individualizada Urgência Estomatológica em apoio à Urgência Central do H.S.M., a individualização do Serviço e a mudança de instalações antiquadas e desatualizadas para uma nova área de concepção moderna, dotada de equipamento atual.