Qualidade

 

A qualidade em saúde compreende prestação de cuidados acessíveis e equitativos, com um nível profissional ótimo, que tenha em conta os recursos disponíveis e potencie a adesão e satisfação dos utentes.

A melhoria continua da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos é um elemento primordial da estratégia da qualidade desenvolvida pelo SNS.

O Departamento de Cirurgia da ULSSM desde sempre apostou na qualidade dos seus serviços e naturalmente considera a Melhoria da Qualidade como uma das suas prioridades.

A acreditação surge como a metodologia de trabalho, que favorece e impulsiona esses processos, de forma transversal, integrando todos os elementos do sistema.

O reconhecimento público da prestação de cuidados de saúde de qualidade com segurança e profissionalismo, de acordo com padrões internacionais, tem como objetivo ganhar, cada vez mais a confiança dos cidadãos. Por outro lado, promove o empenho voluntário de todos os profissionais dessa instituição na melhoria contínua dos cuidados que são prestados.

O processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo como marco de referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (Despacho n.º 5613/2015, de 24 de Junho) e os procedimentos documentados em vigor no DQS).

O Modelo Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) adoptado pela DGS como o modelo oficial de certificação para as instituições do SNS  é atualmente visto como o mais indicado e assenta em três pilares: a gestão por processos, a gestão clinica e a gestão por competências dos vários níveis de prestação de cuidados de saúde.

Neste Modelo baseado no conceito de auditoria interpares utilizando a  metodologia de autoavaliação são valorizados, em particular:

  • Os direitos dos cidadãos
  • A segurança do doente e dos profissionais
  • As competências profissionais, a transparência e a ética na atuação
  • Os requisitos de rigor técnico e científico na prestação dos cuidados
  • Os resultados dos processos de saúde
  • A perceção que o utente tem dos cuidados que lhe são prestados.

 

A acreditação da Unidade de saúde compreende o preenchimento de um conjunto de requisitos normativos agrupados em cinco blocos que constituem o Manual de Standards para a acreditação das Unidades de Gestão clínica.

Numa perspetiva da melhoria continua existem três níveis de acreditação, com complexidade e exigência progressiva (BOM; MUITO BOM; EXCELENTE). A própria instituição, através de processo de autoavaliação e a pós ter identificado o nível do cumprimento dos standards estipulados decide qual o nível de acreditação a que se propõe.

O Programa de acreditação está dividido em 4 fases:

Fase 1 – Candidatura à acreditação e visita de apresentação

Fase 2 – Autoavaliação

Fase 3 – Auditoria externa e relatório de cumprimento dos standards

Fase 4 – Acompanhamento e colaboração entre a Unidade de gestão e a equipa de Acreditação.