Informação Geral
Direção
Diretor: Alexandra Costa
Ext.: 99891
Coordenadores Técnico Pedagógicos
Alexandra Elisabete Pereira Costa
Telm.: 961 575 363 Ext.: 99891
Ermelinda Maria Lourenço Silva – Técnica Superior
Telm.: 925 422 886 Ext.: 92886
Atendimento e Apoio Logístico
Maria de Fátima Latas Cândido - Assistente Operacional
Maria José Sena Antunes – Assistente Técnica
Maria Manuela Soares Joaquim – Assistente Técnica
Tiago Filipa Silva Parada – Assistente Operacional
Rita Isabel Justino Morais – Assistente Técnica
Na conceção e desenvolvimento dos produtivos formativos, colaboram com o Centro de Formação diversos Coordenadores Técnico-Científicos e uma vasta bolsa de Formadores.
Contactos
Telefone HSM: 21 780 5108
Fax HSM: 21 780 5603
Telefone HPV: 21 754 8061
Correio eletrónico: centro.formacao@chln.min-saude.pt
Horário de Atendimento
HSM - Das 9:00 às 12:30 horas e 13:30 às 17:00 horas
HPV - Das 9:00 às 13:00 horas e 14:00 às 16:30 horas
Localização
O Centro de Formação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte está localizado no Piso 8 do HSM, Elevador n.º 6.
O CF tem uma extensão no HPV localizada entre o Serviço de Instalações e Equipamentos e o Serviço de Anatomia Patológica.
Apresentação
O CF do CHULN é uma unidade funcional técnica e científica que desenvolve formação profissional, assumindo a Qualidade como um fator chave da sua cultura e do seu funcionamento.
O CF do CHULN é acreditado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) através do processo de renovação n.º015719-10-2000 e despacho ministerial de 26-01-2001. Obteve a acreditação pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) em 09 de setembro de 2009.
Com a publicação da Portaria n.º851/2010 de 06 de setembro, todas as entidades públicas formadoras na área da saúde e acreditadas pela DGERT, passam a ser exclusivamente acreditadas pela ACSS. Ou seja, o CF é identificado como entidade equiparada a certificada pela DGERT, de acordo com o artigo 4.º da mesma portaria.
Desenvolve formação reconhecida por entidades externas, nomeadamente pelo IEFP e pelo Colégio de Pediatria e Neonatologia da Ordem dos Médicos.
Com a aprovação da Norma Portuguesa NP 4512:2012, o Centro de Formação adotou o Sistema de Gestão da Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia (também designada por TEL – Technology Enhanced Learning) como os requisitos a aplicar nos produtos de formação profissional que fornece através da sua atividade formativa. Esta decisão estratégica, focada na eficácia do sistema de gestão da formação profissional é consolidada a 25 de Julho de 2016 com a certificação, reconhecendo o cumprimento dos requisitos da respetiva Norma.
Com a anulação da norma NP4512:2012, o Centro de Formação adota a norma ISO 21001:2020 implementando o Sistema de Gestão para Organizações Educativas/Formativas (SGOE) numa abordagem por processos visando a melhoria continua e a qualidade dos serviços prestados.
Missão e Visão
Missão
O Centro de Formação do CHULN tem como missão:
- Contribuir para a otimização dos recursos humanos, através da promoção e realização de produtos de formação profissional, tendo em conta as necessidades diagnosticadas a nível dos diferentes serviços, estratégias definidas pelo CHULN e política nacional de saúde;
- Facilitar o desenvolvimento da formação e informação entre os profissionais e as Instituições de Saúde visando uma assistência eficaz e eficiente, com qualidade e de excelência.
Visão
O Centro de Formação (CF) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) pretende ser uma entidade formativa, estrategicamente dinamizadora de uma Cultura de Qualidade.
Estando integrado na maior instituição prestadora de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde, tem seguramente recursos muito importantes e valiosos, que podem e devem ser utilizados numa formação com qualidade e com impacto dentro e fora da Instituição. Pretendemos ser uma organização de excelência, reconhecida pelas várias instituições, liderando a formação a nível dos centros de formação hospitalares, trabalhando sempre com qualidade visando a melhoria continua.