A ULS Santa Maria integra um projeto piloto que entra em funcionamento no dia 16 de Dezembro de 2024 em toda a Região de Lisboa e Vale do Tejo, que prevê a necessidade de um contacto telefónico prévio das utentes com a linha SNS 24 antes do acesso às Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do SNS.
As utentes terão de ligar para
a linha SNS Grávida/Ginecologia – 808 24 24 24, que fará um correto encaminhamento para a melhor resposta para cada situação: centros de saúde, urgências ou outras respostas hospitalares, como consultas abertas. A referenciação para a Urgência poderá ser feita também via INEM ou através de unidades de saúde, seja Cuidados de Saúde Primários, outras instituições de saúde ou profissionais do próprio hospital.
As urgências hospitalares, destinadas a resolver casos mais complexos, são muito procuradas para aconselhamento de todo o tipo de situações obstétricas e ginecológicas. Uma utilização que tem contribuído para o prolongamento de tempos de espera em casos verdadeiramente urgentes e situações de rotura nas equipas de saúde, com impactos negativos na qualidade dos cuidados prestados. Esta medida permite libertar recursos diferenciados para resolver as situações mais graves em tempo adequado e atender os casos não-urgentes em respostas de proximidade.
As utentes que se dirijam à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia sem referenciação prévia serão informadas da necessidade de efetuar o contacto telefónico antes da admissão, sendo-lhes assegurado no local um meio de contacto com a linha SNS 24 para correta referenciação.
Em situações emergentes de perda de consciência; convulsões; dificuldade respiratória; hemorragia abundante; traumatismo grave ou dores muito intensas deve ligar de imediato 112 ou dirigir-se a uma urgência hospitalar.
Sim. A presente medida baseia-se em soluções de gestão de saúde implementadas em vários países europeus, onde se exige que as utentes efetuem um contacto telefónico prévio antes de se deslocarem às respetivas urgências, salvo em situações emergentes ou quando devidamente referenciadas por outros profissionais de saúde.