Com mais de um século de história de dedicação aos lisboetas, o Hospital de Pulido Valente comemora neste dia 26 de Maio 49 anos desde que em 1975 foi rebatizado com o nome do eminente médico e professor Francisco Pulido Valente, figura maior na luta contra a tuberculose e que marcou a Medicina Interna em Portugal na primeira metade do século XX.
Fundado em 1910 pela Rainha Dona Amélia como Hospital de Repouso de Lisboa, depois do advento da República a unidade passaria a Sanatório Popular de Lisboa. Em homenagem à memória do Rei D. Carlos I, assassinado em 1 de Fevereiro de 1908, o hospital foi renomeado para Sanatório de D. Carlos I, designação que manteve até 1975.
Concebido principalmente para tratar a tuberculose, doença altamente prevalente e mortal na época, com o avanço da medicina e a diminuição da prevalência da tuberculose o hospital diversificou os seus serviços. A partir da década de 1960, começou a tratar outras doenças respiratórias e a expandir as suas especialidades médicas.
O Hospital Pulido Valente não só teve um impacto significativo na luta contra a tuberculose em Portugal, mas também continuou até hoje a ser um baluarte fundamental no tratamento de doenças respiratórias, na formação de profissionais de saúde e na resposta à sociedade. A sua história reflete uma constante adaptação às necessidades de saúde da população, mantendo-se relevante e inovador ao longo das décadas.
Entre 2009 e 2023 no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, e agora na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, o Hospital Pulido Valente constitui um pilar estrutural na nossa instituição, mantendo sempre uma missão importante no SNS e uma atividade relevante para os utentes e suas famílias. No seu campus incluem-se duas Unidades de Saúde Familiar, uma Unidade de Cuidados de Saúde da SCML e a Central de Esterilização Central do SUCH
É um hospital com serviços de elevada diferenciação, como a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, a maior do país e a primeira a nível nacional a atingir o nível de Óptimo na acreditação da DGS; a Pneumologia e a Torácica, referências e grandes escolas de formação de novos profissionais nesta área; a Medicina Interna; a Psiquiatria da Infância e da Adolescência, que encontrou do HPV terreno fértil para se expandir, constituindo-se como pilar essencial na resposta regional nesta área tão sensível; ou o pólo do Serviço de Cardiologia, com a Unidade Mais Sentido, Hospital de Dia de Cuidados Paliativos de Insuficiência Cardíaca Avançada.
Hospital de futuro, integra projetos estruturantes para a ULSSM e para o SNS, como a Unidade de Psiquiatria Integrada para Adolescentes, que vai reforçar de forma significativa a capacidade de internamento nesta área; o Centro Integrado de Diagnóstico e Terapêutica, projeto que dará resposta a toda a região nesta área basilar; a criação de um grande centro de ambulatório, uma unidade não apenas para potenciar a resposta em consultas de especialidades hospitalares, mas também para dar médicos de família a mais utentes da ULS Santa Maria; ou a abertura de novas valências, como por exemplo a Oncologia e a Genética, e a ampliação da Cirurgia de Ambulatório.
A qualidade, a motivação, a ambição e capacidade técnica dos profissionais continuará assim a ter respostas objetivas de melhores e maiores condições, bem como do seu bem-estar, o que permitirá ainda mais acesso e mais excelência na prestação de cuidados aos cidadãos que confiam a sua saúde e a sua qualidade de vida às fantásticas equipas do Hospital Pulido Valente.
A todas as gerações que construíram ano após ano a reputação de excelência deste ímpar Hospital, com a sua dedicação, humanismo e profissionalismo, o nosso agradecimento público.