Gabinete do Cidadão
Natureza e Fins
O Gabinete do Cidadão é um serviço criado nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial 26/86, de 30 de Junho, constituindo uma manifestação concreta do direito de petição, constitucionalmente consagrado, por via do qual todos os cidadãos têm a faculdade de apresentar, junto de quaisquer autoridades, petições, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.
O Gabinete do Cidadão destina-se a receber as reclamações, sugestões e opiniões dos utentes da Unidade Local de Saúde Santa Maria, E.P.E., constituindo assim, simultaneamente, um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes.
Objetivos
- Melhorar o atendimento dos doentes
- Fomentar a Humanização dos Serviços
- Promover a eficácia e a qualidade
- Reforçar a acessibilidade
Atribuições
- Informar os utentes dos seus direitos e deveres
- Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços
- Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os reclamantes o não possam fazer
- Receber sugestões dos utentes
- Contribuir para a Humanização
Via de Apresentação das suas Exposições
Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua sugestão/reclamação:
ULSSM/Hospital de Santa Maria
No Hospital
- Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes da Unidade Local de Saúde, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
- Livro de Reclamações (disponíveis na Receção Central, Centro Ambulatório, Consulta de Pediatria, Unidade de Gestão Clínica – Relatórios Clínicos, Laboratório de Química Clínica e Bacteriologia, Serviço de Recursos Humanos, Serviço de Gestão Financeira – Tesouraria, Serviço de Imagiologia, Gabinete do Cidadão e Serviços de Urgência Central, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.)
- Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 19 recetáculos)
Via Postal: Gabinete do Cidadão Unidade Local de Saúde Santa Maria Hospital de Santa Maria Avenida Professor Egas Moniz 1649-035 Lisboa
Por Fax: 21 780 56 04
Por E-mail: gabinete.cidadao@ulssm.min-saude.pt
ULSSM/Hospital Pulido Valente
No Hospital- Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Utente, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes da Unidade Local de Saúde, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
- Livro de Reclamações (Pneumologia - Piso 4 – Edifício Rainha D. Amélia, Cirurgia Geral e Digestiva – Edifício D. Carlos I, Medicina Interna 1 - Piso 0 – Edifício D. Carlos I)
- Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 22 recetáculos)
Via Postal: Gabinete do Cidadão Unidade Local de Saúde Santa Maria Hospital de Pulido Valente Alameda das Linhas de Torres, 117 1769-001 Lisboa
Por Fax: 21 754 80 21
Por E-mail: gabinete.cidadao@ulssm.min-saude.pt