Os serviços da Unidade Local de Saúde de Santa Maria receberam nos primeiros cinco meses do ano mais de 400 (422) louvores por parte dos utentes, o dobro dos elogios registados no mesmo período de 2023.
Também no mesmo sentido postivo, o Gabinete do Cidadão da ULSSM resolveu 239 situações, um aumento de perto de 50% em relação ao ano passado
O tempo de resposta às reclamações é, em média, de 13 dias, menos 26 dias em comparação com 2023.
E se os louvores motivam os profissionais de saúde, também as reclamações dos utentes são muito importantes na identificação de oportunidades de melhoria nos processos de cuidados e de atendimento. Até Maio de 2024, o número de reclamações na ULSSM estabilizou sensivelmente no mesmo nível do período homólogo do ano passado, abaixo das mil.
O Gabinete do Cidadão da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, em parceria com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), realizou nesta quinta-feira, 20 de Junho, uma sessão de sensibilização, reflexão e debate sobre os direitos e deveres dos utentes dos serviços de saúde. Uma reunião que teve como mensagem principal a importância da resposta e análise às reclamações, louvores e sugestões na Saúde, com ênfase para as obrigações que recaem sobre os intervenientes diretos nesse processo.