Os Serviços de Imunoalergologia e Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria realizaram neste mês de Maio a 1ª Reunião de Doentes com Asma Grave. Um encontro que encheu o Anfiteatro Prof. Ducla Soares com doentes e familiares, que puderam partilhar experiências e aprender mais sobre a sua condição.
Os intervenientes na sessão, que contou com a presença do Diretor Clínico para a área Hospitalar, Rui Tato Marinho, e das diretoras dos serviços de Pneumologia, Cristina Bárbara, e de Imunoalergologia, Elisa Pedro, descreveram esta iniciativa como um passo significativo no sentido de proporcionar um melhor suporte e compreensão aos doentes asmáticos, reforçando a importância da educação e capacitação na gestão eficaz desta condição de saúde. Por outro lado, vem reforçar a necessidade da construção de uma rede de apoio mais direta aos cerca de 60 mil doentes que sofrem de asma grave em Portugal.
Esta iniciativa realizou-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Asma 2024, da Global Initiative for Asthma (GINA), este ano com o mote “Educação sobre a Asma vai capacitar os doentes”. A reunião contou com várias palestras com especialistas nesta área, culminando na discussão sobre a “Criação de uma associação de doentes – Testemunhos”, centrada na importância da criação de uma associação de doentes com asma.
Recorde-se que os serviços de Imunoalergologia e de Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria venceram recentemente a “1ª Edição da Bolsa de Inovação Precision 2024”, de entre 7 candidaturas a nível nacional. Esta Bolsa destina-se a apoiar a implementação de Unidades de Asma Grave nas instituições hospitalares nacionais.
Os serviços de Imunoalergologia e de Pneumologia da ULSSM já garantem Consultas de Asma Grave há vários anos, seguindo em conjunto mais de 800 doentes. Com esta Bolsa, a ULS Santa Maria vai consolidar boas práticas e criar a “Primeira Unidade Multidisciplinar de Asma Grave” no país, com projeção internacional.