Santa Maria é o primeiro hospital de Lisboa a assinar um protocolo de colaboração com os Palhaços d’Opital, projeto criado em 2013 e que leva humanização através das artes a espaços de internamentos de doentes adultos, com foco especial nos idosos. O protocolo foi assinado a 18 de Abril, no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, e as visitas semanais arrancam já no mês de Junho, em enfermarias do Serviço de Cirurgia Geral e na Medicina 2C. A cerimónia que formaliza o início da parceria será realizada a 3 de Junho, no Hospital de Santa Maria.
“Além de se inserir na estratégia de humanização de cuidados e de espaços da ULS Santa Maria, esta colaboração reforça também aquele que é um novo eixo de responsabilidade que se coloca às unidades de saúde, num país em que a esperança média de vida é cada vez maior: a de criar bem-estar nessa fase adiantada da vida”, destacou o presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins, que agradeceu o desafio e a confiança que a Palhaços d’Opital (PdO) depositou no maior hospital do país para “continuar o seu fantástico trabalho”.
Um agradecimento retribuído por Isabel Rosado, co-fundadora e CEO da PdO, que sublinhou que a intervenção do projeto se destina também aos profissionais de saúde, “porque valorizamos imenso a sua ação e porque no muito que têm de fazer na prestação de cuidados não têm a competência de fazer também o que nós fazemos”. Além disso, acrescentou Jorge Rosado, diretor artístico do projeto, a Palhaços d’Opital gera também um impacto positivo na aceitação dos tratamentos médicos por parte dos doentes, como comprovam inquéritos de satisfação da instituição.
Com 11 anos de existência em Portugal, os Palhaços d’Opital estão presentes em 8 hospitais do norte e sul do país, alargando agora pela primeira vez a sua intervenção a unidades da região de Lisboa, fruto de um patrocínio da Coca-Cola. Apoio que permitiu também duplicar o número de artistas do projeto, de cinco para dez.