Sabia que o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte tem 35 Departamentos/Serviços e Centro de Referência com certificação da qualidade? E que das 6 unidades que a nível nacional atingiram o nível de Óptimo pelo Modelo de Certificação do Ministério da Saúde, 2 são do CHULN – a Unidade de Cirurgia de Ambulatório e o Serviço de Medicina Intensiva? E que os Serviços do CHULN fazem parte de 10 Redes Europeias de Referência, sendo em alguns casos o único representante português, de que é exemplo a ERN Crânio, ou que o Centro Hospitalar tem 14 Centros de Referência em várias áreas clínicas?
Estes foram alguns dos principais dados que estiveram em destaque no encontro “Qualidade em Saúde: O Caminho para a Vantagem Competitiva”, que o Serviço da Qualidade do CHULN organizou para assinalar a Semana Mundial da Qualidade e dar a conhecer as linhas de um projeto estratégico para o CHULN e os seus Serviços. Um trabalho agora iniciado pelo novo Serviço da Qualidade do CHULN, que o vai aprofundar nos próximos meses junto das equipas e com uma série de sessões intitulada “Conversa Fiada… De Melhoria Contínua no CHULN”.
“Serão sessões mensais de partilha de experiências por parte dos Serviços, porque já temos muita qualidade no Centro Hospitalar”, destaca Vanessa Pereira de Gouveia, diretora interina do Serviço, que em 2012 esteve envolvida no primeiro processo de acreditação levado a cabo no CHULN, o do Departamento de Pediatria, então dirigido por Maria do Céu Machado. “Agora temos de garantir a partilha de processos, uma cultura transversal de qualidade em toda a Instituição”.
Uma ideia partilhada pela Presidente do Conselho de Administração do CHULN no encerramento da sessão, onde retratou o novo Serviço como um sintetizador de todos os saberes de qualidade no centro hospitalar. “Podemos olhar para o Serviço da Qualidade como uma espécie de árvore da vida, que ajudará a dar aos Serviços o que precisam em determinadas alturas para continuar a cumprir a sua missão”, vincou Ana Paula Martins.
Poderá ver ou rever a Conferência aqui
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |