Em Agosto de 2016, o Serviço de Imagiologia Neurológica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) alcançou com sucesso a obtenção da Certificação do respetivo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os seus objetivos estratégicos, definidos ao mais alto nível de decisão da Instituição.
A norma de sistemas de gestão adotada foi a NP EN ISO 9001, na total abrangência dos seus processos, com vista à maior capacitação dos seus colaboradores, à monitorização das práticas e seus requisitos, à satisfação dos utentes, clientes internos e externos, à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade e ao desenvolvimento sustentável dos referidos Serviços.
A entidade certificadora foi a APCER, líder mundial na certificação de sistemas de gestão, o que permite assegurar o reconhecimento internacional da respetiva certificação.
A Certificação da Qualidade permitiu grandes melhorias no Serviço, ao nível da organização e controlo de processos, melhoria do parque tecnológico, uniformização de procedimentos e comunicação organizacional. Essa melhoria encontra-se evidenciada nos resultados positivos obtidos no retorno da informação por parte dos Utentes, Colaboradores e Clientes Internos.
Âmbito do SGQ
O Sistema de Gestão da Qualidade abrange todas as atividades do Serviço de Imagiologia Neurológica do CHULN desenvolvidas na realização de exames de Imagiologia de Diagnóstico, Intervenção e Apoio Imagiológico a outros Serviços.
Política da Qualidade
• Prestar serviços e cuidados de saúde necessários para a realização de exames imagiológicos;
• Garantir a satisfação das necessidades de todos os clientes / utentes;
• Estimular a inovação da qualidade técnica e melhoria contínua dos serviços prestados;
• Assegurar o respeito pelos direitos dos utentes;
• Manter uma atitude de acordo com o código de ética e deontologia profissional no desempenho das funções;
• Sensibilizar e formar os colaboradores para uma melhoria contínua;
• Abranger os fornecedores de materiais e equipamentos do Serviço, verificando que respeitam os padrões de qualidade exigíveis;
• Manter o Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a Norma internacional NP EN ISO 9001, garantindo as atualizações necessárias.