O que é dar sangue?
“Dar sangue é um acto voluntário, responsável e altruísta” OMS
Quando uma pessoa perde muito sangue por acidente, cirurgia, ou por doença, pode ter que receber sangue.
Já que o sangue não pode ser fabricado tem que se obter de outra pessoa, um dador de sangue.
O que é o sangue?
É um líquido orgânico que circula pelas artérias e veias (aproximadamente 5L numa pessoa de 65Kg).
Este é formado por várias células e componentes que são fabricados na medula óssea.
- Glóbulos Vermelhos: São as células mais abundantes do sangue e transportam hemoglobina, responsável pela cor vermelha deste. A hemoglobina transporta oxigénio dos pulmões a todos os órgãos.
- Glóbulos Brancos: São as células encarregadas da defesa do organismo contra infecções.
- Plaquetas: São as células do sangue mais pequenas e participam na coagulação e paragem de hemorragias.
- Plasma: É o líquido onde se encontram suspensas as células do sangue. É formado por água, sais minerais, proteínas e factores de coagulação muito importantes para travar as hemorragias.
Os grupos sanguíneos:
Os grupos sanguíneos estão definidos por umas substâncias (Antigénios) que se encontram nos glóbulos vermelhos e são herdados dos pais. Estes Antigénios agrupam-se em sistemas, os mais importantes são os sistemas AB0 e Rh.
No sistema AB0 existem basicamente quatro combinações em função da presença do Antigénio A, B, ambos ou nenhum: Grupo A, grupo B, grupo AB e grupo 0.
No sistema Rh existem basicamente, Rh Positivos quando os glóbulos vermelhos têm Antigénio Rh, e Rh Negativos quando não o possuem.
Nas transfusões o receptor e o dador têm que ter um grupo AB0/Rh compatível.
O que é a dádiva?
É um processo simples e rápido que demora só alguns minutos.
Começa com uma inscrição, preenchimento de um questionário e termo de responsabilidade.
A seguir irá ter uma triagem clínica onde será avaliado o seu estado de saúde, historial médico e hábitos de vida para ter a certeza de que pode dar sangue, e não existe nenhum risco para o dador ou para o receptor da dádiva, pelo que é importante que responda abertamente e com sinceridade. Toda informação solicitada é confidencial. (Lei protecção de dados pessoais, Lei Nº67198 de 26 de Outubro)
A saúde do dador é importante e não irá ser realizada a colheita no caso de existir algum risco, pelo que será avaliada a sua tensão arterial, frequência cardíaca e realizado um teste para determinar o valor de hemoglobina. Se houver alguma anomalia, o dador pode ser suspenso temporária ou definitivamente, dependendo da situação.
A seguir, numa sala destinada para o efeito, e com todas as comodidades possíveis, será realizada a colheita, numa cadeira especial, por um profissional qualificado, com material estéril de utilização única, para proteger sempre o dador e o receptor. A colheita consiste em retirar 450ml de sangue, processo que demora aproximadamente 10 minutos.
De seguida, o dador descansará 10 ou 15 minutos e tomará uma refeição ligeira.
É importante estar bem hidratado e não estar em jejum antes de realizar uma dádiva, e depois, nas primeiras duas horas deverá evitar beber álcool, fumar, realizar esforços intensos ou se expor a temperaturas elevadas, e deverá beber abundantes líquidos.
O que se faz com o meu sangue?
Uma vez realizada a colheita, serão realizadas análises de serologia, um hemograma completo e será determinado o seu grupo sanguíneo.
Depois a colheita será submetida a um processo denominado fraccionamento pelo qual cada dádiva é separada nos seus três principais componentes: Glóbulos Vermelhos, Plaquetas e Plasma.
Estes são submetidos a processos de filtração e inactivação para aumentar a sua segurança.
Depois do processamento concluído, uma colheita poderá ajudar até três pessoas diferentes.
Porquê dar sangue?
A necessidade da dádiva:
O sangue é um líquido que ainda não podemos fabricar, pelo que é preciso dádivas regulares para garantir a sua disponibilidade onde é preciso.
O sangue salva vidas todos os dias, complicações nos partos, vítimas de acidentes, grandes cirurgias, transplantes, doentes com anemia grave, … e amanhã pode ser que a sua família ou amigos precisem dele. É a melhor prenda que uma pessoa pode dar a outra.
Benefícios para o dador:
A dádiva é um acto de solidariedade e generosidade que pode salvar várias vidas; é um processo rápido e seguro, do qual o dador se recupera em pouco tempo.
Ao dador ainda é avaliado o seu estado de saúde e são realizadas análises cujos resultados lhe serão enviados.
A legislação em vigor (Decreto lei Nº113/2011 de 29 de Novembro) prevê a isenção do pagamento das taxas moderadoras para os Dadores Benévolos de Sangue, nas prestações primárias de saúde (centros de saúde), se tiverem efectuado 30 dádivas na sua vida ou pelo menos duas dádivas no último ano.
Quem pode dar sangue?
Pessoas entre 18 e 65 anos com peso superior a 50kg com bom estado de saúde e hábitos de vida saudáveis.
Não deve dar sangue no caso de:
- Tem Hepatites B ou C, HIV.
- Utilizou drogas por via intravenosa.
- Teve contactos sexuais em troca de dinheiro ou drogas.
- Tem um comportamento que o coloque em risco de contrair doenças infecciosas.
- Tem história familiar de doença de Creutzfeldt-Jacob ou variante.
- Fez transplante de córnea ou dura-máter.
- Fez tratamento com hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana.
- Tem epilepsia, diabetes insulino dependente, hipertensão arterial grave, coagulopatias, doenças cardiovasculares graves.
Pode ser suspenso temporariamente se:
- Fez cirurgia ou teve parto nos últimos 6 meses.
- Fez endoscopias, tatuagens, piercings nos últimos 6 meses.
- Tem ou teve um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 6 meses.
- Estiver a tomar alguns medicamentos.
- Tem uma infecção recente.
- Fez recentemente viagens ao estrangeiro.
Critérios de aceitação para dadores do DR 1º série-Nº141-24 Julho de 2007
Onde e quando?
Para dar sangue dirija-se ao Instituto Português do Sangue de Lisboa, Porto ou Coimbra, ou ao Hospital mais próximo com serviço de colheitas.
No CHLN dispomos de centro de colheitas para dadores de sangue, no Hospital Santa Maria, piso 2 junto da entrada principal. O horário de atendimento é de 8:30h a 15:30h de segunda a sexta-feira. Será sempre bem-vindo.
Para mais informação ou esclarecer duvidas ligue ao telefone 967 048 956 ou no Facebook.