Actividade do Serviço de Imuno-Hemoterapia
Actividade Clínica
O Serviço de Imuno-Hemoterapia desenvolve a sua actividade em diversas vertentes da medicina transfusional, que compreendem fundamentalmente:
- Situações clínicas relacionadas com as deficiências da hemoglobina no transporte de oxigénio aos tecidos, preparação e disponibilização da terapêutica transfusional aos Serviços de Acção Médica no Centro Hospitalar Lisboa Norte.
- Clínica das alterações da fase primária e secundária da coagulação, que ocorram de forma isolada ou em associação e prestação de cuidados multidisciplinares a doentes com coagulopatias.
- Clínica das hemoglobinopatias, hemocromatose e avaliação clínica dos doentes no que respeita ao controlo da terapêutica anticoagulante, terapêutica transfusional em ambulatório, tratamentos medicamentosos alternativos à transfusão, terapêutica quelante do ferro, tratamento com flebotomias terapêuticas e colheita de unidades de sangue em doentes, na modalidade de pré-depósito, para cirurgias programadas.
- Tecnologia Clínico-Laboratorial para a colheita, manipulação, transformação e utilização de células hematopoiéticas em Transplantação de Medula Óssea. Técnicas de plasmaférese e citaférese terapêutica.
- Diagnóstico laboratorial relacionado com a Imuno-Hematologia e testes pré-transfusionais para todos os doentes com indicação transfusional, quer programados quer de urgência, ininterruptamente durante as 24 horas por dia.
- Monitorização analítica em doentes com coagulopatias e na terapêutica anticoagulante.
- Promoção da dádiva benévola e colheita de sangue em dadores.
Operacionalmente, as equipas multiprofissionais de urgência do Serviço de Imuno-Hemoterapia prestam cuidados a doentes internados na Urgência Central, na Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na Urgência de Pediatria, nas Unidades de Cuidados Intensivos, nos Blocos Operatórios e nas enfermarias dos Serviços de Internamento, orientadas principalmente para actuação em situações de urgência e emergência.
O ambulatório do Serviço está vocacionado para a realização de consultas da especialidade, tratamentos em Hospital de Dia e obtenção de constituintes do sangue para utilização clínica.
Actividade Docente e Investigação
O serviço de Imuno-Hemoterapia presta formação a vários profissionais em diferentes níveis.
Formação Pré-Graduada
No serviço decorre o estágio clínico do 6º ano do Curso de Medicina de Lisboa, na área de Imuno-Hemoterapia.
O Serviço tem, ainda, patrocinado estágios nas diversas áreas da sua actividade às outras categorias profissionais: enfermeiros e técnicos superiores de saúde, destacando o estágio curricular do curso em Analises Clínicas e Saúde Publica, na área de Imuno-Hemoterapia.
Formação Pós-Graduada
No serviço decorre o Internato de Imuno-Hemoterapia do CHLN desde 1982, assim como Internatos complementares de Hematologia Clínica (6 meses) e de Patologia Clínica (2 meses).
Também tem vindo complementar o Internato de Imuno-Hemoterapia de outros hospitais, que requerem a frequência de estágios parcelares nas áreas de Hemaferese, de Criobiologia e de Coagulopatias Congénitas.
No serviço decorrem estágios profissionais dirigidos a Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Publica.
Nos últimos 15 anos promoveu cursos multiprofissionais sobre temáticas da especialidade transversais à actividade do Hospital, de que se destacam: Segurança Transfusional, Medicina Transfusional na Prática Clínica, Hemovigilância e Hemoderivados.
Investigação
O serviço adoptou o compromisso de promover vários projectos no âmbito da investigação, pelo que tem desenvolvido actividades de investigação clínica relacionadas com a área da medicina transfusional, objecto de trabalhos publicados ou comunicados em reuniões científicas e colaboração na realização de ensaios clínicos e trabalhos de investigação.
European Patient Blood Management (PBM) Project
O Projeto “Patient Blood Management”, destinado a racionalização dos componentes sanguíneos, desenvolvido e promovido pelo Instituto de Tecnologia Austríaco com o apoio da Comissão Europeia. Consistiu na implementação de programas-piloto de PBM em 5 hospitais universitários representativos da realidade europeia, Frankfurt, Lisboa, Viena, Zagreb e Copenhaga, o Hospital de Santa Maria constituiu o representante a nível ibérico. Na nossa instituição consistiu na análise retrospetiva da prática transfusional em 3 cirurgias eletivas de risco hemorrágico major de 2014 e prospetiva de 2015 apos implementação de medidas de PBM. A implementação do PBM influiu na nossa prática transfusional com diminuição global da utilização de componentes alogénicos. A análise futura dos resultados dos restantes centros envolvidos no projeto permitirá uma avaliação global com o objetivo de identificar e mapear diferenças locais e inter-hospitalares em estratégias de PBM assim como a elaboração de Guide Lines baseadas em evidências científicas.
Sistema de Gestão da Qualidade
A capacidade do Serviço de Imuno-Hemoterapia do CHLN de promover a qualidade da prestação de serviços e de cuidados de Imuno-Hemoterapia aos doentes e serviços, de forma orientada para a satisfação das suas necessidades e expectativas, e de outras partes interessadas, assim como a prevenção de riscos, constituem a prioridade central orientadora da atividade de todos os profissionais do CHLN e do SIH em particular.
É convicção do Conselho de Administração do CHLN e da Direcção do Serviço de Imuno-Hemoterapia que a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, é fundamental para o bom desempenho das suas actividades e a promoção da qualidade dos cuidados prestados aos doentes e dos serviços prestados aos outros profissionais de saúde.
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte, E.P.E., assumiu o comprometimento institucional de desenvolver e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade no Serviço de Imuno-Hemoterapia, bem como o de promover a melhoria contínua da sua eficácia, ciente de que a intervenção nesta área teria reflexos muito positivos no desempenho global da instituição.
Política da Qualidade:
- A satisfação das necessidades e expectativas dos clientes na área assistencial mediante o desempenho de atividades, no cumprimento dos normativos legais e especificações técnicas aplicáveis e de acordo com o desenvolvimento científico e estado da arte da medicina transfusional.
- A satisfação das necessidades e expectativas dos outros Serviços Hospitalares de Acão médica em diagnóstico e terapêutica de Imuno-Hemoterapia, mediante o seu envolvimento na melhoria contínua de qualidade em medicina transfusional.
- A satisfação, desenvolvimento e formação contínua dos colaboradores.
- A satisfação das necessidades e expectativas de outras partes interessadas, como o Conselho de Administração, fornecedores e tutela com vista a uma relação mutuamente benéfica.
- A implementação de mecanismos de monitorização e avaliação de desempenho e definição de ações corretivas e de melhoria visando a melhoria contínua dos serviços prestados, processos e atividades.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço de Imuno-Hemoterapia está implementado no seguinte âmbito:
“Prestação de Serviços de Imuno-Hemoterapia em Urgência, Internamento e Ambulatório, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria para: Realização de Análises de Imuno-Hematologia, Irradiação e Disponibilização de Componentes Sanguíneos. Consultas de Imuno-hemoterapia. Técnicas de Plasmaférese e Citafereses Terapêuticas. Técnicas de Colheita, Processamento, Selecção e Criopreservação de Células Progenitoras Hematopoiéticas para Transplantação e Terapia Celular. Transfusões Autólogas. Transfusões de Componentes Sanguíneos, Flebotomias e outras Terapêuticas em Hospital de Dia. Avaliação Clínica e Tratamento de Doentes com Coagulopatias Congénitas.”
Prestação de Serviços de Imuno-Hemoterapia em Urgência, Internamento e Ambulatório, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte-Hospital Pulido Valente para: Realização de Análises de Imuno-Hematologia, Disponibilização de Componentes Sanguíneos. Consultas de Imuno-Hemoterapia, Hemostase, Anticoagulação e tratamentos em Hospital de Dia.”
Em 2008 foi implementado o sistema de gestão de qualidade segundo a EN NP ISO: 9001/2008 e em 2010 foi obtida a Certificação do serviço do Imuno-Hemoterapia do HSM com obtenção do certificado de conformidade e em 2011 a respectiva extensão da certificação ao pólo HPV com obtenção do certificado de conformidade. Em 2018 foi realizada a transição a EN NP ISO: 9001/2015.
O sistema de qualidade é gerido por uma comissão coordenada pela Dr.ª Anabela Brites composta por profissionais de várias áreas e âmbitos, e tem como função proceder à avaliação da eficácia, à identificação da necessidade de recursos, ao planeamento de alterações e à definição das acções conducentes à melhoria do SGQ e da actividade do Serviço.